Vintages

ELKA RHAPSODY 610

“Bem, esse analógico anti-diluviano é, literalmente, im-po-ssí-vel de ser encontrado inteiro!!! Só eu mesmo pra ir atrás!!! E olhe que estava com a placa mãe moída, teve que ser ressoldada pelo amigão Gerald, um “black” genial de Raleigh (Carolina do Norte, USA), professor de órgão e músico talentoso… Este, que veio da Alemanha, ainda é 240 Volts… e deu um trabalhão pra estar aqui… É que tem toda uma história em torno dessa “string machine”… Era muito usada por Jean Michel Jarre, por Tangerine Dream, Vangelis, Genesis e, mais especialmente, por Gary Wright, na inesquecível canção “Dream Weaver”. No Brasil, o Azimuth tornou esse timbre imortal em “Linha do Horizonte”, um hit inesquecível dos 70. Outras canções importantes onde ele estava lá são as minhas “Meu Mundo e Nada mais” e “Amanhã”, e a maravilhosa “Nuvem Passageira”, de um contemporâneo meu, gaúcho, o grande Hermes Aquino… Bem, eu queria, porque queria ter novamente um Elka Rhapsody nas mãos, já que as emulações em plugins chegam perto, mas tem “algo” que só sai daquele monte de transistors e capacitores velhos… é uma flutuação em chorus embutida numa faixa específica de frequências… A Elka foi um fabricante italiano que foi comprado pela GEM, e a linha toda foi descontinuada… Quem aprecia essas coisa é o meu amigo Astronauta Pinguim , que encontrei numa gravação com Edgard Scandurra…”
( 21 de Setembro de 2013 )

 

CLAVINET HONNER D6

“Bem, este clavinet teve um só dono, um professor de piano em Baton Rouge, Louisianna, pertinho de New Orleans, (escapou do Katrina, e veio parar em Jacuípe).
Tem até uma plaquinha da loja “Kenny Gill Music”, uma loja que foi desse famoso guitarrista…Esse eu trouxe “no braço”, porque um D6 nessas condições (novinho em folha), é realmente uma raridade…Os Clavinets rodaram muito em shows, daí sua condição precária…
Gosto muito do acento do clavinet, com sua pegada slap, realçando frases de baixo/piano (está evidente em “Deixa Chover”) e modéstia à parte, sou mortal tocando um D6 bem afinado… pra reggae, ska, até samba, e mais especialmente funk/fusion, não há nada como um D6 envenenado com um envelope-follower como o Mutron III…
Nada mais funky (Sly & Family Stone, Stevie Wonder, Kool and The Gang)…
Quem mata a pau num desses é o meu amigo Ed Motta! Estou esperando ele vir na Coaxo pra gente entortar essa tecladeira a 4 mãos”.
( 25 de Setembro de 2013 )