Ser Pai

Ser pai

Chega uma data dessas, o Dia dos Pais, em que a gente quer homenagear o pai da gente.
Mas eu quero homenagear a própria Paternidade, a minha condição de pai, os ensinamentos e o sentido para a vida que ela me proporciona. Vou então homenagear cada filho que a vida me deu, em agradecimento supremo à vida.
Sobre meu pai, o Dr Gelson, seria um capítulo à parte, já sobejamente homenageado não só em cada momento que faço musicas, mas também em várias oportunidades, em particular, e em cena aberta também,até em Shows : me lembro de ter confessado meu amor abertamente, para o público saber, e para êle ver isso perante o mundo.Houve uma vez, no Parque do Ibirapuera,num show com orquestra,que eu o chamei pra ficar do meu lado no palco, inesquecível. Outra vez, no Palace, eu o convidei para ficar nos camarotes, com colegas médicos, e ele não aguentou: no intervalo de duas músicas, no silêncio do intervalo, ele chamou : “Meu filho!….” Não aguentei, e às lágrimas, pedí para o canhão de luz apontar para ele, e expliquei que tudo que eu fui, era, sou, e serei, sempre foi por causa dêle que me ensinou,com 5 aninhos, a “tocar de ouvido” o cavaquinho, o bandolim. E deu no que deu : tudo que êle mais queria evitar, que eu fosse artista, compositor, era também seu desejo mais secreto, e que êle demorou para admitir. Papai, eu te amo, e isso eu disse centenas de vezes em particular, olhos nos olhos, sem subterfúgios nem válvulas de escape. Sei que você está ouvindo, aí do outro lado da Vida !
Mas a paternidade que eu quero homenagear, hoje, se manifesta nos meus filhos.
Marietta, quando você nasceu a minha vida deu uma cambalhota metafísica. Durante a sua gravidez, eu fiz “EXTASE”, um diálogo com o Sobrenatural, que fica aqui consignada em sua homenagem. Nunca vou me esquecer de voce bebê, em Petrópolis, de você pequenininha, sempre doce, mamava e dormia numa boa, sem dar trabalho… Um bebê maravilhoso, uma paz. Seu signo é esse : da Paz. Lembro de levar você, bebezinho, para o palco no SESC Vila Nova, e mostrar para o público, todo orgulhoso, babão. Lembro de voce de óculos,de voce arrumadinha quando eu te pegava para visitas e te levava para o Maksoud pra ficar comigo, voce adorava a piscina quente, o hamburger gigante com fritas do Maksoud… De voce mais tarde brincando com os meninos que foram nascendo, da nossa bagunça na sala, voce era a “Change Mermaid”. De voce curtindo os anos dos especiais infantís, o Lindo Balão Azul, de voce adolescente já aprendendo a tocar musica, piano, bateria. De voce se transformando numa moça linda e alto-astral, sempre com seus desenhos e criações maravilhosas, de voce fazendo parte de uma geração muito privilegiada, criativa, fazendo parte do Afetos, dos Rockers, de suas sinapses musicais com o mundo, de seus toques, sua generosidade, sempre seu amor, não só comigo, mas com a vida, com a humanidade. Lembro do incêndio na sua casa, que lambeu furiosamente com voces dormindo,e que voces não sofreram nada, escaparam por um fio ! Proteção divina ! Lembro de voce no Coaxo, sonhando junto com este pai tão batalhador quanto alucinado. De voce cantando comigo, nos shows, que grande honra !
Sem voce, Marietta, eu não seria o que sou.
Gabriel, quando voce nasceu minha vida deu outra cambalhota metafísica. Voce estava pra nascer durante o Festival do Planeta Água, e nesse astral de eu ter você se somando à Marietta, eu fiz um montão de músicas, dedico pra você “O MELHOR VAI COMEÇAR”, que tem a cara daquela época em que fomos morar no Alto da Lapa. Lembro de você nenê aprendendo a engatinhar no carpete, perseguindo a própria sombra no chão, uma sombra forte porque a gente não tinha nem lustre no teto. Voce achava graça de não conseguir alcançar a propria sombra… Eu te ninei muito, porque voce era duro na queda pra dormir, era um chorão,um chatão ranzinza, mas eu desenvolví a técnica do “cone do sono”, em que, com voce no meu colo eu “adormecia” junto, pra depois eu “voltar” e voce embarcar…Sem o seu sono, eu não conseguiria compor noite adentro… Lembro de voce em suas lutas intermináveis com os irmãos, ( e comigo também ) você era o “Change Pegasus”. Lembro de voce no programa “Balão Mágico”, com Marietta, cantando e dançando o Lindo Balão Azul e o Xixi nas Estrelas… Lembro de você quando a gente tocou o “Tema da Vitória” do Ayrton Senna, voce num teclado, eu em outro,no Clube Naval, na festa de fim de ano da Chave….Todo mundo chorando…Lembro de voce na Disney, e depois nos “programas de TV” que voce produzia quando comprei uma câmera de vídeo…Lembro da explosão de um “vulcão” de fogos, que você foi acender no São João da fazenda de amigos, graças ao bom Deus nada aconteceu…Lembro do assalto a mão armada, em São Paulo, quando o bandido crackeado colocou um 38 na sua têmpora, querendo minha carteira, meu relógio…A vida por um fio… Lembro de você sendo o primeiro a acreditar na minha mudança pra Bahia, e vindo morar comigo pra fazer sua faculdade. Lembro de você voltando de um serão/virote de faculdade, entrando na caixa de areia com o carro, passando a centímetros da pilastra do viaduto de Itapoã… Proteção divina! Lembro que eu não conseguí ir na sua formatura, e que tenho muito orgulho de você. Que sinto um alívio enorme ao saber que voce ficou “bem criado”, uma pessoa do bem, trabalhador, cheio de esperanças neste Brasil de tanta provação.
Sem você, Gabriel, eu não seria o que sou.
Pedro, quando você nasceu, foi a terceira cambalhota metafísica. Lembro que voce era um nenê bochechudo, que o Gabriel pegava no seu pé com ciúme. Lembro de voce engatinhando e tomando uma picada de marimbondo na mão ( deve ter tentado “comer” o marimbondo, coisa de nenê. ) Lembro da gente na praia, no Posto 6, eu, Marietta, Gabriel, e você de fralda. Por essa época, fiz “Cheia de Charme”, “Fã numero 1”, mas dedico pra você a musica “OCEANO”, que marca muito a nossa passagem pela paisagem do Rio, aquele marzão nas janelas, aquele espetáculo ! Lembro de você de botas ortopédicas, pois tinha pé chato , igualzinho a mim…Eu usei botas ortopédicas até os 14 anos… E que, por minha experiência, fiz você abandonar as botas pra só andar descalço, e rapidamente a natureza corrigir sozinha… Lembro também de voce quando eu montava , com peças de sofá de espuma da Tok Stok, um labirinto para nosso “pega-pega”, eu e os (já) três filhos…Eu era o mais criança de todos ! Você sempre foi o “Change Dragon”. Mais tarde, lembro de voce brincando com as crianças do predio na Patápio, a casa cheia de toda a criançada, um verdadeiro playground…Lembro de voce quando um cavalo disparou com voce montado, e que por proteção divina voce se inclinou para trás, passando em alta velocidade,rente a um galho enorme de árvore. Foi por um triz ! Outra vez a Proteção ! Lembro de voce ao final do Colegial indo se aventurar em Tarifa, na Espanha, trabalhando no “Vesúvio”, uma pizzaria…Lembro das preocupações de voce ir para a Inglaterra trabalhar como operário, em trabalho de alto risco… Lembro de pedir pra voce voltar para o Brasil e estudar Áudio pra vir me ajudar pois eu estava montando um estúdio, o embrião do Coaxo…Lembro de voce voltando e fazendo jornalismo aqui na Bahia, vindo se juntar a mim e ao Gabriel na nossa aventura. Lembro de você rapidamente assimilando o negócio da música, e de tudo que voce tem feito por mim e pelo meu sonho ! E também pelo sonho de tantas pessoas ! Lembro também que voce já é papai pela segunda vez, e um pai maravilhoso, amoroso, responsável, exemplar em todos os sentidos. E já posso lembrar de você, Davi, um menino lindo e muito esperto, muito especial. E também de Ester, uma coisinha de menina, um presente que a Vida nos deu !
Sem você, Pedro, eu não seria o que sou.
Tiago, quando você nasceu, foi a quarta cambalhota metafísica. Um ursinho. Voce sempre foi, pra mim, como um menino de pelúcia. Recém nascido, teve bronquiolite e ficou internado, naquela noite eu chorei porque nosso nenê não estava em casa. Mas tudo correu bem, logo você estaria na praia também, pegando sol, de fralda, brincando no Posto 6, junto com Marietta ( já com 6) , Gabriel ( já com 4) Pedro ( já com 2 ) . Voce era a coisa mais fofa do mundo, com seu cabelo cor de mel encaracoladinho. Eu levava todos no Parque do Arpoador , pra voces brincarem nos balanços, nas gangorras, fazer castelinho de areia na primeira ondinha. Nas brincadeiras, voce era o “Change Gryphon”…Lembro de voces andando de bugginho na barra, eu mandando voces “brecarem”, “brecarem”, era pra eu mandar voces “freiarem”, e Pedro não entendeu, ficou me olhando distraído: voces foram com tudo no meio-fio, o bugginho virou e vocês dois foram arremessados no tufo de espinhos… Graças a Deus, nada aconteceu…Me lembro que você era o nosso “Topo Giggio”, um ratinho que morava num buraco na parede da casa, que eu desenhei com pincel mágico, com a inscrição em cima : “GIGGIO”. Fiz uma música nessa época, que eu dedico a você, Tiago – a música “IMAGENS”, feita para o Gabeira, na sua candidatura para prefeito do Rio. Era o berço do ambientalismo explícito.Lembro que voce quase foi levado pelo mar, em Fernando de Noronha, nua praia traiçoeira.Voce foi acudir Marietta, que estava se afogando. Você já havia desaparecido nas ondas bravíssimas e eu ouvi a gritaria, entrei no mar desesperado, um vagalhão me afundou, quando então, lá no fundo do mar, UMA MÃOZINHA PASSA NA MINHA FRENTE : agarrei com força, era você. Fomos acudidos por mais de 11 guarda-vidas heróicos que tiraram Marietta, Tiago, e eu do mar. MILAGRE, MILAGRE, MILAGRE, Gratidão eterna, Proteção. Me lembro de voce na Disney, no Busch Gardens de Tampa, chorando revoltado, porque não tinha altura para passar no gabarito da “Kumba”. Fomos ao banheiro, coloquei um tufo enorme de papel higiênico fazendo uma “palmilha” grossa dentro do seu tênis. Resultado : Passou no gabarito, e lá foi na montanha-russa gigantesca, totalmente proibida para a sua idade. No seu aniversário, fomos à Jacuzzi do hotel, fazer “guerra de bolo”, uma aprontação irresponsável… A temperatura na Florida estava 04 graus, a Jacuzzi estava a 38 graus. Resultado : pneumonia grave, tive que chamar um médico, e ficar dias a fio de “molho” no apartamento, junto com você. Lembro sempre do seu carisma, sempre achando graça de tudo. Lembro de voce, lider estudantil na Unirio, indo de bicicleta para a Urca. Lembro de voce e seus malabares. De voce aqui na Bahia terminando a Biologia na UFBA, e o quanto a Bahia te fez bem.
Sem você, Tiago, eu não seria quem sou.
Paola, quando voce nasceu, foi a minha quinta cambalhota metafísica. Voce veio para transformar tudo em mim. Lembro o quanto amamentei e te coloquei pra dormir. Lembro de voce, pequeninhinha,andando de cavalinho nas minhas costas.. De voce vir morar comigo, das tartaruguinhas no Tamar, você arremessando os bichinhos no mar…Lembro de eu te arremessar na cama, fazendo uma montanha com os edredons e travesseiros, com se fosse uma “modalidade olímpica”… Lembro de voce dormindo no banco de trás da Land Rover. Lembro de voce na escola, eu fingir que era um “Lagarto” e apavorar a criançada…De eu fazer gira-gira com toda a sua classe… e todos pedindo : “Agora eu…Tio…Agora eu…” Voce não pegou a época dos ChangeMan, por isso, voce é outra espécie de personagem mítica..Teletubbie. Lembro de eu pegar uma foto sua e depois fabricar no PhotoShop uma foto dos Teletubbies, onde você era a quinta dos Tele-Tubbies…Tinky Winki… Gipsy…Lala…Paola…Pô….Lembro de voce chegando aqui na Bahia e indo pela primeira vez na praia…dedinho na água, provando..e dizendo “é sagada”…Lembro de voce na Escola Panda e seus temores na mudança para o Mendel… lembro de nossas viagens, para Brasília, Cuiabá, Florianópolis ( ainda nenê ) depois Porto Alegre, Caxias do Sul, Natal, Maceió, São Luiz e os Lençóis, Belo Horizonte, João Pessoa, muito Rio de Janeiro… muita Foz do Iguaçú… lembro do quanto o seu carisma a todos conquista, por onde voce vai…e do quanto todos te amam… lembro de nossa primeira Disney, em que eu chorava tanto, de nossa segunda Disney, junto com Letícia – uma espécie de irmã que a vida te deu… Lembro de seu talento nas coisas, dos nomes que você deu à cachorra Cristal, à tartaruga Cintia , aliás “O” Cintio…, e ao gato “Caramelo”. Lembro do quanto você é vitoriosa, e sabe superar todas as dificuldades. Pra voce, Paola, eu dedico a música “PÃO”, que é explicitamente sobre a PATERNIDADE,expressa o que é esse CRESCIMENTO que a paternidade representa na vida da gente.
Paola, sem você, eu não seria quem sou.

Concluo fazendo esta homenagem à PROTEÇÃO.
Obrigado !
Feliz dia dos Pais !