Mackie 8 bus tem salvação !

Dicas do Século by Daicon Designs !!! Mackies 8 bus têm salvação !!!!

Pedro comentou comigo que vários interessados queriam que eu postasse mais informações de como recuperei a minha mesa Mackie Analogica 8 Bus…
Olha, com franqueza, é mesmo coisa de aficcionado maluco, porque sai caro e dá trabalho, não sei se todos acham que vale mesmo a pena, dado o preço irrisório de mercado de usados.
A questão desses preços irrisórios, tem a ver -claro – com a improbabilidade quase absoluta de se encontrar uma Mackie 8 Bus analog na qual tudo ainda funcione, a maioria já não apresenta mais qualidade, potenciometros não operam, chaves não fazem mais o “toggle”, os canais “entupidos” precisam de volume absurdo pra desentupirem, grupos têm cross-talk, ou pior : placas oxidadas, faders de 100mm mortos, não “solam” mais, conectores cheios de barulhos…
Um mixer de engenharia peculiar que complica muito até para se abrir o console, placas dispostas em camadas internas, e por fim, channelboards em grupos de 8 canais, presos com parafusos “allen” microscópicos, facílimos de “espanar” com as chaves vagabundas made-in-china…Mas sou maluco mesmo, então resolví que o meu conjunto de 32×8 com expander 24×8 iria ser provavelmente o último funcionando até o Armagedon, e ponto final… Eu fiz essa longa peregrinação porque eu adoro a seção de equalização da velha Mackie, e também porque essa serie 8 bus análoga é histórica, muito apreciada, tem conexões à beça disponíveis para tudo que é gambiarra, tem 6 auxiliares, entradas de “tape”, e vários “features” que foram deixando de oferecer nos modelos posteriores. Também sou fã de mixer de verdade, sem páginas digitais para navegar, tudinho ali, cara a cara, pronto pra ser mexido em realtime, no estilo antigo…
Aqui vão as dicas tão preciosas que os aventureiros posteriores a mim irão precisar.
1. Potenciometros de Gain que já não operam mais : só trocando o ChannelBoard mesmo. custa 150 dolares cada modulo de 8 , “refurbished”, na DiabloMusic do Ebay :
http://www.ebay.com/usr/diablosmusic?_trksid=p2047675.l2559
Eles são especializados em “canibalização com refurbish”, compram equipamentos e desmembram as peças , oferecendo revisadas, perfeitas, no ebay.
Meu conselho é contabilizar tudo que não funciona mais, e comprar em lote ( num só pacote )
Pelo correio ( USPS) podem colocar mais o frete ( de U$ 80,00 a U$150,00 mais ou menos ) e finalmente, ao ir buscar na Agencia do Correio, leve 100% do valor em reais, em dinheiro vivo ( eu avisei lá em cima que seria para aficcionados mesmo..kkkkk ) . Isso se não ocorrer a entrega por moto, quando então as placas delicadas poderão sofrer fratura irreversível – muito comum, por sinal. PT.
Perda total. As minhas vieram com um amigo, num pacote, bagagem de mão, dentro do avião…Mas o meu caso é especial, teve esse amigão, e tudo deu certo no final.
Mas na hora de trocar, foi um “pain-in-the-ass”, porque tem que ter um método danado : Mesa com pano grosso e macio para pousar o console de cabeça pra baixo, copinhos de plastico pra separar todos os knobs por tipo e cor, e depois tirar TODAS as demais placas que impedem a saída do Channel Board, incluindo as porcas e arruelas de todos os plugs banana das placas de “tape inputs” , os parafusos de todos os conectores XLR ( cannon ) , e ainda as porcas e arruelas de todos os plugs banana das placas de channel inputs , e ainda as placas de saída ( de “link” db50 ) , Só não precisa retirar a placa de “power”, porque está fora da área.
Não adianta nem tentar tirar um módulo sem retirar os de line/mic inputs e os de tape inputs. Voce pode quebrar os outros conectores de flat soldados nas placas de input… É desmontar tudo mesmo, não tem “jeitinho brasileiro” .
Cabe ainda anotar com fita crepe todos os conectores das placas, pra não se enganar : ficar esperto com os CONECTORES DE FORÇA, que são ABERTOS, não têm “encaixe ideal” , e onde qualquer descuido na re-montagem, ( pulando pino ) é queima na hora . Perda Total. PT.
(Obs : este PT que eu menciono não tem conotações políticas, não me comPromeTam ! )
Pois bem, o Channel Board é o último – fora o problema dos parafusinhos allen – chavinhas allen só novinhas, e de aço carbono – as cromadinhas chinesas nem pensar , espanam o parafusinho na hora e a placa não sairá nunca mais da chapa do console !!

Bem, mas digamos que é problema mais simples : o famigeradíssimo Calcanhar de Aquiles das Mackies : flat cables ( ribbon cables ) originais de má qualidade, e que ficam de CABEÇA PRA BAIXO, soltando com facilidade. Precisam ser trocados, todos, e esse é o procedimento que precede qualquer outro.
Mackies com flat cables velhos não valem nada, são apenas sucata.
So adquirir o CONJUNTO COMPLETO da Serie G, ( U$ 240,00 ) – “se” e “quando” encontrar, pois são “mosca branca” ,
Esses Serie G têm conectores com trava e contactores banhados a ouro..
Todos os anteriores( series A. B,C.D e E. não prestam pois os conectores são ZINCADOS, ou NIQUELADOS , e não têm trava .
Curiosidade :não existem ribbons serie F, a fábrica pulou.
Demoraram 5 séries de fabricação ATÉ ACERTAREM OS RIBBONS que funcionariam em definitivo – é brincadeira ????
Dica para achar esses “flat ribbon” cables : ( foi onde eu resolví o meu problema maior, mas tive que encomendar, e depois trouxe comigo numa viagem à querida Maçã…)
DBM Pro Audio 320W 37th St 5th Fllor – New York NY 10018 -212 6290326 – steve@dbmproaudio.com

Uma boa tentativa é utilizar produtos corretos na limpeza e recuperação .
Esta dica é valiosa.
Existe uma linha que foi desenvolvida para a Nasa fazer manutenção dos “rovers” que estão há anos explorando Marte ( já pensaram nisso ? Os rovers são jipes robos duplos, gêmeos siameses… um faz a manutenção do outro…já pensaram na corrosão e oxidação no espaço, em Vênus, com tempestades de ácido sulfúrico ? )
Esse tipo de produto os leigos nunca ouviram falar aqui no Brasil…
Pensar que aqui na Bahia é difícil até quem usa isopropílico, achar Contacmatic nem pensar…)
Pois este é o maior segredo :
www.caig.com ( compra online , também vem pelo correio )

Deoxit G5 para conectores, plugs e chaves ( interruptores liga/desliga ) evitar usar em Potenciometros e jamais usar nos Faders de 100mm !

Deoxit Fades-Series – lubrificantes especiais para faders e potenciometros . Essa empresa despacha para o Brasil, o cara é vietnamita, e se chama Nguyen.

Dicas detalhadas assim , só mesmo aqui, exclusivas para os amigos do Coaxo do Sapo !!!
Abração !

Guilherme Arantes , O Ancião Peregrino.