A Era das Biografias e d´Os Musicais…

Há uma onda, sempre uma onda, de trazerem de volta todos os ídolos carismáticos e misteriosos de outros tempos, ídolos controvertidos por suas vidas pessoais e suas confusões, que rendem bons roteiros para biografias e musicais (e toda sorte de derivativos) que aguçam a curiosidade e o voyerismo de uma época vazia de controvérsias, uma época presente, “flat” e medíocre em seus pragmatismos e em seus pragmáticos funcionais, uma época de utilitarismo e de muita reciclagem de todo conteúdo que se viveu em cortantes, lancinantes “épocas analógicas de verdade”…
Num tempo presente muito peculiar , vejo os ícones de vidas sanguíneas, verdadeiras e acidentadas se transformarem sequencialmente numa miríade de clones e emulações, rendendo bilheterias milionárias de “homenagens” e de “tributos”…
Tributos válidos, sim, e mais do que justificáveis. São nossos heróis.
Até aqui, tudo muito bem… Mas eis que o “mercado” exploratório tenta confundir o público e o senso crítico mais elementar, numa segunda “onda”, fazendo o resgate de outros mitos secundários, que, com potencial escandaloso e/ou mórbido, possam apresentar elementos similares de polêmica, em prosaicas vidas de pura auto-destruição… Sabem bem ao que me refiro.
Devo dizer que, tanto em relação a Cazuza, Renato Russo, Elis, Simonal e muito especialmente Tim Maia, jamais ví esses meus ídolos derrotados ou entregues ao infortúnio .

Neles, a Vida triunfou, e essa é a sua maior beleza. Foram vencedores até o último instante. Tim Maia, por exemplo, faleceu em cima do palco, fazendo exatamente o que gostava de fazer : shows.
Nunca ví o Tim Maia por baixo, muito pelo contrário.
É bom que essa onda cuide de não diluir nossos maiores ídolos numa enxurrada de “biografias” e de “Os Musicais”, já que um panteão dessa grandeza poucos podem , de verdade, compartilhar.
Querem algumas sugestões ? : Taiguara , Marku Ribas, Itamar Assumpção, Johnny Alf…
Esses, sim , merecem um “reavivamento”, de todo o talento que deixaram no mundo, talento coberto de mistérios.

( 20 de Janeiro de 2015 )